Rafaella Maiello

Psicóloga e Psicanalista

CRP 06/117568

Começando 2024_consultoria de imagem pessoal

Comecei 2024 fechando uma consultoria de imagem, algo que sempre tive interesse em fazer mas também lutava contra, me parecia muito supérfluo e comercial. Mas a minha busca era por uma ajuda, um novo olhar para as minhas roupas, principalmente aquelas encostadas no armário que eu julgava não terem mais uso – embora gostasse muito delas, por isso não me desfiz, apenas encostei. 

Também me incomodava querer mais roupas do que já tinha, esse volume de peças me parecia excessivo, parecia que não teria fim nunca. Estava cansada de ser seduzida e induzida pelo consumismo das redes sociais, internet e afins. Em algum lugar dentro de mim, não me parecia o melhor caminho, não mais. Pensei – chega disso, preciso olhar primeiro para o que eu tenho para então, se for necessário, olhar para fora em busca daquilo que ainda preciso.

Eis que obtive minha consultoria com uma profissional muito sensível – e claro, isso fez toda a diferença. Pude entender que ela também faz uma análise de perfil, captura parte da personalidade da pessoa através das roupas, sim, essa é a especialidade dela. A minha, é pensar sobre essa experiência mais profunda e fazer um registro-reflexivo. 

Posso dizer que foi muito acertada minha escolha de ter este outro olhar sobre mim através da moda, das roupas, um olhar muito diferente da minha análise, mas ainda assim, em consonância comigo mesma. Eu pude notar que transmito muito mais de quem eu sou do que eu podia imaginar, como intuía, as roupas que estavam no meu armário já refletiam o que eu gostaria de “mostrar” e diziam por si só sobre quem eu sou. Com essa ajuda descobri que é muito mais proveitoso fazer nossas compras dentro da nossa casa, dentro do nosso próprio armário. Como é importante revisitar nossas “coisas”, nossas peças, nossos “pedacinhos” e descobrir que tudo está ali, descobri que tudo o que eu preciso já estava ali à minha disposição. Claro, sempre terei a opção de peças a mais, mas por ora, o que tenho está suficiente. Precisei de um novo olhar para isso, assim pude transformar tudo aquilo que estava parado em “novas coisas”, novas combinações, novos “looks”, foi um ajuste de olhar, e com isso uma autoconfiança de que sou capaz de me vestir com aquilo que me serve e me valoriza, afinal, faço boas escolhas. 

Vejam, novamente, não foi apenas uma consultoria de imagem que lidou com roupas de acordo com um parâmetro de moda externo e alheio à mim, foi uma outra forma de experimentar a mim mesma, novas versões, novos arranjos e com sorte, me sentir mais confiante sobre quem eu sou. 

Uma análise não substitui uma consultoria de imagem e vice-versa, mas tudo isto junto e mais um pouco, orquestra uma sinfonia/sintonia importante sobre sentir-se EU, um EU mais coeso com o qual me identifico, através do qual me apresento e sou reconhecida.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Rafaella Maiello

Rafaella Maiello

Sou Psicóloga Clínica formada pelo Centro Universitário São Camilo (2013) e Psicanalista em formação pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Antes de me dedicar integralmente à prática clínica, construí carreira de oito anos em Recrutamento e Seleção

Posts recomendados